sábado, 24 de abril de 2010

Campanha Pró Código Florestal

1. A Campanha ‘Exterminadores do Futuro’ tem o objetivo principal de proteger a atual legislação ambiental brasileira. A iniciativa da campanha é da SOS Mata Atlântica mas diversas ONGs de todo o país já aderiram a campanha e toda a sociedade está convidada a participar.

2. Em setembro de 2009, a Câmara dos Deputados criou uma Comissão Especial para discutir mudanças no Código Florestal. Inicialmente, as propostas de mudança giravam em torno de alguns pontos-chave, como as áreas de preservação permanente (APPs) ao redor de rios e em áreas inclinadas, as áreas de reserva legal (RL) obrigatórias em toda propriedade, a regularização das propriedades que desmataram e agora precisam recompor suas áreas de conservação e a diferenciação entre pequenos e grandes proprietários.

3. No entanto, ao invés de se concentrar nesses pontos-chave e propor aperfeiçoamentos apenas ao Código Florestal, a Comissão Especial passou a discutir uma nova proposta, conhecida como Código Ambiental Brasileiro. Essa nova proposta, levada pela bancada ruralista para dentro da Comissão Especial, desmantela todo o sistema nacional de meio ambiente e repassa aos estados a função de legislar sobre o assunto.

4. Entre as propostas do Código Ambiental Brasileiro estão as mesmas propostas de mudanças no Codigo Florestal e um amplo conjunto de mudanças, como ao licenciamento de obras por decurso de prazo e a criação de unidades de conservação apenas pelo Legislativo.

5. A descentralização do sistema e a falta de diretrizes nacionais podem desencadear uma disputa entre os estados para atrair investimento, aumentando os riscos de desmantelamento não só das leis como da natureza.

6. Isso coloca em risco a legislação ambiental atual, o meio ambiente e o nosso futuro. E foi por isso que a SOS Mata Atlântica lançou a campanha ‘Exterminadores do Futuro’. A sociedade brasileira precisa tomar conhecimento do que está acontecendo na Câmara dos Deputados e conhecer quais políticos agem contra o meio ambiente e quais são os que atuam para protegê-lo.

7. Os estudantes da Universidades Federal do Paraná e da PUC estão mobilizados para levar à população a importância de defender a legislação ambiental brasileira. Além de diversas reuniões nas universidades, os estudantes realizarão uma passeata no sábado de manhã. Saindo da praça Osório em direção à praça Santos Andrade. O principal slogan dos estudantes é: “O futuro é nosso e o voto também.”

8. Além dos estudantes, professores das duas universidades estão coletando assinaturas para um documento a ser apresentado aos deputados da Comissão Especial, pedindo a suspensão do processo na forma como está sendo conduzido.

Movimento Com Florestas a favor do Código Florestal

Hoje cerca de 300 pessoas se reuniram na Boca Maldita em Curitiba e seguiram pelo calçadão da Rua XV para protestar contra o projeto de lei que pretende transformar o Código Florestal Brasileiro em um Código Ambiental muito flexível e cheio de tretas para encobrir as ações predadoras e os crimes ambientais da elite ruralista brasileira, que está no poder desde há muito cometendo crimes contra a humanidade e contra a natureza. Lembram do trabalho escravo que tanto entristece a história do Brasil? Pois é, eram ruralistas! Elite brasileira reacionária! Demoramos décadas e mais décadas, mas começamos a reagir! Este foi o primeiro de uma série de protestos que serão realizados na capital paranaense e que irá reunir cada vez mais pessoas indignadas! Afinal, é no Estado do Paraná que está a maior bancada de deputados a favor da destruição da natureza e do envenenamento do Brasil. Com este tipo de ajuda "parlamentar" eles já destruíram tudo que existia por aqui: nossos pinheirais, nossas imbuias, nossos rios, os povos indígenas, os caboclos, a mata atlântica e as florestas do rio Paraná e sempre contaram com apoio político dos seus comparças, os políticos ruralistas, para cometer as maiores atrocidades com suas aterrorizantes motosserras. É o que estão fazendo neste exato momento no Pantanal, no Cerrado e na Amazônia: colocando estas paisagens maravilhosas abaixo, transformando toda a vida em cinzas, que depois vão virar pastos sem fins ou monocultura de transgênicos! Mas como é crime ambiental gravíssimo o que andam aprontando, seus amiguinhos deputados querem simplesmente alterar a lei a todo custo para beneficiá-los. ISSO É FEIO E ESTAMOS DE OLHO! VOCÊS ESTÃO QUERENDO ARRUINAR O NOSSO FUTURO E NÃO VAMOS DEIXAR! Somos nós que vamos eleger os próximos representantes DO POVO e ruralista nenhum vai ganhar votos porque são EXTERMINADORES DO FUTURO E TRABALHAM PARA AS MINORIAS EM PROL DAS GRANDES CORPORAÇÕES DA AGROINDÚSTRIA POLUIDORA! Não pensam e não querem o bem comum, trabalham para uma elite que não quer se modernizar, não quer mudar suas práticas envenenadoras, querem destruir tudo que conseguirem o mais rápido possível, são pragas! Criminosos paguem suas multas!

Imagens da Manifestação em Curitiba Pró Código Florestal Anti Ruralistas

Vejam no Youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=c5aQ1q8WKnk&feature=channel




video