segunda-feira, 10 de maio de 2010

Pressa para votar ‘novo’ Código Florestal

Extraído de O Eco http://www.oeco.com.br

05/05/2010


Brasília - Em reunião, nesta quarta, na Câmara dos Deputados, o relator da Comissão especial do Código Florestal Brasileiro, Aldo Rebelo, definiu prazo para apresentação da primeira versão do relatório oficial. O deputado do PCdoB de São Paulo estipulou a data de primeiro de junho para apresentar à comissão os pareceres sobre o debate, que já dura nove meses.


Com discurso retórico, adornado por metáforas, Aldo Rebelo falou por 40 minutos. Discorreu sobre “o Brasil mais profundo” que procurou examinar. Segundo ele, além das capitais, foram percorridas cidades do interior do país, com o objetivo de ouvir os interesses da população local e dos pequenos produtores agrícolas.


O deputado definiu o que viu como um “povo sofrido, sustentáculo da vida econômica e cultural, e da memória nacional, que ainda vive em atividade pré-capitalista”. Povo aliás que depende de igual modo da preservação dos mananciais e das matas nativas do país protegidas pelo Código Florestal que pode evaporar nas mãos de Rebelo.


De acordo com o relator, foram coletados 773 depoimentos, incluindo a população rural, personalidades, instituições governamentais e não-governamentais. Por conta desse grande “esforço” é que o deputado não conseguirá entregar o relatório antes da data prevista, o que desagradou a outros membros da comissão, que requisitaram agilidade na apresentação.


O primeiro vice-presidente da comissão, deputado Anselmo de Jesus (PT/RO), afirmou que “o povo lá fora tem urgência”, para, logo em seguida, completar com uma justificativa mais convincente, a de que “é ano eleitoral e daqui a pouco ninguém vota mais nada nessa Casa”.


Em comentário ao requerimento do deputado Sarney Filho, que pede a convocação da atriz e ativista Cristiani Torloni, o deputado Paulo Bial, sarcástico, reivindicou também a presença da modelo Gisele Bündchen e provocou risos no plenário. (Nathalia Clark)

domingo, 9 de maio de 2010

ABEEF em defesa do código florestal brasileiro!

Alerta ao projeto da bancada ruralista! Publicado pela Associação Brasileira dos Estudantes de Engenharia Florestal:
http://abeef.wordpress.com em 14 de abril de 2010.

Olá companheiras e companheiros!

É com muita alegria e satisfação que iniciamos a nossa jornada em defesa do código florestal brasileiro, denunciando o projeto do agronegócio representado pela bancada ruralista.

Essa é uma das nossas linhas nacionais tiradas em nosso conselho nacional e agradecemos a tod@s da associação que diretamente e indiretamente contribuíram na construção e impressão do material.

Agora a grande tarefa é agitar esse debate.!

A votação da proposta que será redigida pelo senador Aldo Rebelo está prevista para o mês de Maio, isso significa que temos que nos mobilizar urgente dentro da nossa universidade e nos articulando junto aos companheiros do movimento estudantil, movimentos sociais, sindicatos e organizações não governamentais que estão construindo esse debate na sociedade.

Indicamos que seja realizados palestras, reuniões, cartazes, manifestações e etc.É muito importante que a agitação e propaganda seja feita da maior forma possível.

O material já foi apresentado e discutido no COREEF Araucaria (região sul) e também logo será discutido no COREEF Mata Atlantica (região sudeste) e teremos momentos de aglutinação como o ERA Nordeste e a Semana Nacional de Mobilização que podemos levantar de uma forma mais massiva essa discussão.

É válido informar que estão previstas mobilizações nacionais ainda no mês de Maio e nós da ABEEF estamos responsáveis por incluir o debate do código em todos os estados que temos grupos organizados e conseguir denunciar o projeto de alteração do código para o povo brasileiro.

Pedimos que seja realizada uma boa síntese e registro de todos os momentos que trabalharemos sobre o tema, sempre mandando os repasses para a nossa lista floresta brasileira, para termos informações de como anda o debate nas escolas/estados.

Então é isso pessoal!Agora é a hora de trabalharmos muito e defender a legitimidade do código florestal brasileiro e barrar mais um ataque do agronegócio e da bancada ruralista contra as nossas florestas e nosso povo.!

Seguiremos em Luta.!

Coordenação Nacional ABEEF

Materiais para auxílio:

Revista Código Florestal